sexta-feira, 29 de abril de 2011

Implante Dentário



Implante dentário é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Um parafuso de titânio é implantado no osso. E, passado o período chamado de ósseo integração, a prótese é instalada, com dentes de mesma forma e coloração que os naturais.
O implante dentário apresenta muitas vantagens, comparado às próteses convencionais, fixas ou removíveis, pois não se apóia em dentes vizinhos ou gengiva, não havendo risco do mesmo deslocar-se. Não são todas as pessoas que podem receber implantes dentários. Antes de iniciar o tratamento é realizada uma cuidadosa avaliação para verificar a possibilidade da cirurgia. Além do exame clínico, é feita uma investigação sobre a história médica (diabetes, alergias, hábitos alimentares, uso de medicamentos, fumo, álcool, drogas, etc...) e são solicitados exames laboratoriais, radiográficos e qualquer outro tipo que seja necessário (tomografia, ressonância, prototipagem...). O resultado fornecerá informações suficientes para que o dentista decida se os implantes dentários são a melhor solução. A cirurgia é simples, de nível ambulatorial, com anestesia local e duração aproximada de uma hora. Durante o período de ósseo integração é utilizada uma prótese provisória com alívio na região dos implantes. A recuperação é tranqüila, desde que o paciente respeite as regras do pós-operatório, sobretudo no que diz respeito à alimentação, medicamentos e higienização da boca. O implante dentário é sem dúvida uma solução eficiente, com resultado duradouro e estético.

Quem está apto a receber implante dentário?
Não são todas as pessoas que podem receber implantes dentários. O cirurgião dentista avalia o paciente com exames clínicos, radiográficos e laboratoriais, qualificando assim uma pessoa apta a receber implante dentário. A porcentagem de sucesso nos implantes dentários é de 98%.
O implante dentário pode ser rejeitado pelo organismo?
Não existe rejeição ao implante. Dentro de condições ideais de planejamento, execução e cuidados pós- operatórios, é boa a aceitação do implante dentário pelo organismo, caracterizando assim, a ósseo integração.
Quem fuma pode fazer um implante dentário?
O tabagismo dificulta tudo, mas mesmo assim, é possível fazer implante dentário em fumante, com bons resultados.
Quanto tempo após a cirurgia para colocação do implante dentário, posso mastigar normalmente?
A mastigação é possível assim que completada a ósseo integração, e isso varia de um caso para outro. Antes deste período o implante dentário não deve receber carga, com o risco de prejudicar a cicatrização óssea. Em alguns casos, devido à boa estabilidade primária do implante, é possível uma carga imediata.
Qual o período para revisão do implante?
De 6 em 6 meses é bom avaliar o implante dentário, fazendo limpezas e verificações, para garantir maior durabilidade do trabalho e ótima performance do mesmo.
Adolescentes podem receber implantes dentários?
Durante a fase de crescimento ósseo, não é indicado o implante dentário, pois ele não acompanhará o crescimento como os dentes naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário